sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Doce de Uvas Irene

Essa sobremesa maravilhosa aprendi a fazer com minha amigona de faculdade Irene, que agora está morando no Paraná, deixando a nossa turma com muitas saudades.
Na verdade, acho que fiz algumas adaptações na receita com o passar dos anos (nos formamos em 2001) e já fiz diversas vezes, com a licença de minha amiga, é claro. Vamos lá:


Delícia de Uvas

- 2 cachos de uvas tipo "itália" ou "dedo-de-dama"
- 1 litro de leite
- 1 caixinha de pó para pudim sabor baunilha
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 3/4 lata de leite condensado
- 3 gemas
- 250 gr de chocolate ao leite (ou metade ao leite e metade meio-amargo)
- 1 caixinha de creme de leite


Lave bem e corte as uvas ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Coloque em um refratário de vidro arrumand0-as viradas para baixo, uma ao lado da outra (como na borda na foto acima). Capriche, pois como será servido neste refratário, fica bonito de se ver as camadas. Reserve algumas uvas para decorar.

Faça um creme: dissolva a maisena e o o pó para pudim no leite, acrescentando as gemas, a essência de baunilha e o leite condensado. Leve ao fogo até engrossar. Espere esfriar um pouco e despeje sobre as uvas.


Em uma tijela que possa ser levada ao microondas, coloque o chocolate picado e o creme de leite e leve para aquecer (1 min na potência máxima). Retire do microondas e misture delicadamente. Se não derreteu o suficiente, coloque mais 30 segundos. Vai depender de cada microondas e da temperatura ambiente.

Despeje por cima do creme de baunilha. É recomendável esperar esfriar o creme (formar aquela película), assim o chocolate não vai se misturar. Enfeite com as uvas e leve para gelar. Bom apetite!


Ah.... quem fizer, por favor me conte se gostou da receita.... beijos e ótimo final de semana.

Um comentário:

hayatcemresi disse...

hello,
very enteresting your blogs.I’m from Türkiye ,from Ankara.